8 ferramentas que ajudam no dia a dia dos desenvolvedores

0

Quem trabalha como programador ou estuda essa área certamente pode se beneficiar com aplicativos e plataformas que ajudem a desenvolver projetos. Pensando nisso, montamos uma lista com ferramentas para desenvolvedores. Esse artigo traz dicas que podem ajudá-lo desde ambientes de desenvolvimento à motores para jogos. Confira.

1. Android Accelerate

Para quem está desenvolvendo apps para o sistema Android, o Android Accelerate é uma recomendação. A dica vale tanto para profissionais, que estão aprendendo a lidar com o sistema, quanto para iniciantes sem conhecimento em programação. Além disso, a formação também ensina a publicar o que foi desenvolvido na Google Play. 

2. GitHub

O GitHub é uma das ferramentas para desenvolvedores mais populares. Grandes empresas utilizam os recursos da plataforma, entre elas o  Spotify, Paypal e até mesmo o Facebook. Basicamente, ele serve como uma rede para desenvolvedores da mesma equipe colaborarem e desenvolverem seus projetos. O GitHub facilita o gerenciamento de projetos e a separação de linhas de desenvolvimento. 

3. Visual Studio Code

O Visual Studio Code é uma IDE (Integrated Development Environment – Ambiente de Desenvolvimento Integrado) muito conhecida. Ele incorpora em uma única plataforma o desenvolvimento em diversas linguagens de programação. Além disso, o VS Code também pode ser customizado com diversas extensões.

5. Eclipse

Quando se trata de Java, o Eclipse é, sem dúvida, uma das melhores ferramentas para desenvolvedores. Ele permite a criação de projetos de desenvolvimento e até mesmo de código aberto. Além disso, a plataforma conta com uma comunidade que ajuda a incrementá-la com diferentes plugins para diversas funções.

6. Stack Overflow

É uma das maiores comunidades online de programadores de todos os lugares do mundo. Ele serve como uma grande base de dados de informações, exemplos de códigos e até mesmo busca por ajuda e colaboração em projetos. Participar ativamente do Stack Overflow  gera conhecimento e boas conexões com pessoas da área.

7. Unity

Unity é uma das melhores e mais potentes plataformas de desenvolvimento de jogos. Ela permite o desenvolvimento em diferentes linguagens de programação e script, tanto para jogos em 3D quanto 2D. Além disso, a comunidade de desenvolvedores que utilizam a plataforma é uma excelente fonte de exemplos, guias e informações. Ela também pode ser utilizada para a reprodução de animações.

8 . Uniprogram

Mais do que uma ferramenta, a Jornada de Formação em TI da Uniprogram oferece uma base completa de conhecimento para desenvolvedores. O curso é totalmente on line e indicado para quem está dando os primeiros passos na área. Além disso, é possível estudar em qualquer lugar e no horário que for melhor para o aluno. Se você quer se tornar um programador, sem dúvida esse é o melhor jeito de aprender.