Programadores estão em falta?

0

A profissão de programador está em alta. Já falamos aqui no blog sobre a falta de mão de obra especializada e a sobra de vagas no mercado de trabalho. E essa situação não é momentânea. Uma estimativa da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) aponta que até 2020 o déficit de programadores no país chegue a 408.000 profissionais.

Algumas regiões sofrem um pouco mais. Uma pesquisa feita por alunos do curso de Engenharia de Software da Universidade Estadual de Ponta Grossa mostra a realidade dos programadores na região dos Campos Gerais (Paraná). A avaliação consultou 67 profissionais da área de TI e cinco gestores. Entre os resultados, 65,2% dos entrevistados disseram ter optado pela profissão por amar o que fazem. 100% afirmaram ser instruídos ao entrarem em um novo emprego. Outros 67,2% apontaram não terem proximidade das empresas com a instituição de ensino durante o curso.

Dados importantes

A pesquisa também questionou os entrevistados sobre o que as empresas poderiam fazer para atrair os programadores. Entre a respostas, 61,4% pediram capacitação, 50% apontaram a possibilidade do home office e 36,4% destacaram o horário flexível. Esses dados são importantes para analisar a situação do mercado de trabalho na região. Além disso, servem também para identificar pontos em que os próprios profissionais podem se desenvolver ainda mais.

Por exemplo: para quem prefere o trabalho home office, uma boa opção é atuar como freelancer ou autônomo. Essa também é uma oportunidade de fazer os próprios horários – de acordo com seu pico de desempenho no dia.

Para quem busca por formação constante, procurar por cursos por conta própria também é uma boa indicação. Os profissionais de TI precisam se atualizar constantemente e, certamente, fazer cursos on line, de forma rápida e prática, vai ajudar a ganhar as melhores posições no mercado.

Por fim, se você pretende entrar na área de programação, busque conhecimento. A Jornada de Formação em TI da Uniprogram é um bom passo para quem quer seguir carreira e se destacar na área.