Carreira de programador: conheça as possibilidades da profissão

0
programador

O programador é um profissional cada vez mais requisitado no mercado de trabalho. Isso porque as possibilidades de atuação são muitas – e não se restringem àquele estereótipo do “nerd” trancado dentro do quarto em frente ao computador durante o dia todo. Pelo contrário: há oportunidades em empresas, com plano de crescimento de carreira, além da atuação freelancer ou autônoma. A variação também é vista na atuação em si: alguns profissionais podem trabalhar desenvolvendo jogos, enquanto outros podem fazer sistemas para multinacionais. Tem opção para todos os perfis e gostos.

Programador e desenvolvedor de sistemas

A principal função de um programador é desenvolver ou fazer a manutenção de um sistema. Para isso, ele precisa dominar linguagens e ferramentas que permitam realizar essas tarefas em um computador. Entre elas estão HTML, CSS e JAvascript, por exemplo, que podem ser aprendidas no curso online da Uniprogram.

Programador de jogos

Muita gente acaba migrando da paixão por games para a programação. Esse profissional pode criar instruções para jogos ou até mesmo jogos completos. Geralmente, um programador de games sabe trabalhar bem no desenvolvimento desktop, web e mobile, mas foca na área que mais se adapta.

Programador Desktop

É quem programa sistemas e aplicações que irão rodar em um computador ou uma rede. Por exemplo: Avast antivírus, Microsoft Word e Power Point.

Programador Web

Ele desenvolve websites e sistemas que se caracterizam por funcionar na Internet e terem acessibilidade em qualquer Lugar. Ele pode desenvolver sites para empresas, lojas e até mesmo redes sociais.

Programador mobile

Esta também é uma função muito valorizada e procurada atualmente. É o profissional especializado em criar aplicativos para smartphones, tablets e qualquer dispositivo móvel. Novamente, existe a possibilidade de desenvolver o trabalho por conta própria ou atender a demanda de um terceiro.

Estas são algumas das possibilidades dentro do universo da programação, que é muito amplo. Se interessou por alguma? Acompanhe nosso blog que traz informações sobre a área para te manter informado!