Como conseguir um emprego de programador

0
emprego de programador

A área de TI tem milhares de oportunidades de emprego abertas e a tendência é que os números sigam aumentando. No entanto, para conseguir uma colocação no mercado de trabalho é preciso se destacar. Isso porque, o que mais está em falta atualmente é justamente o perfil de profissionais qualificados, que atendam a demanda das empresas. Dessa forma, alguns pontos são importantes na hora de procurar por um emprego de programador. E nós listamos eles aqui, para te ajudar nessa conquista. 

O que a empresa procura?

Ao localizar uma vaga de emprego de programador aberta, pesquise. O que a empresa procura? Quais os requisitos para preencher a vaga? Você atende a todos eles? Tem alguma habilidade que não é solicitada pelo recrutamento, mas que pode te destacar no processo seletivo? Faça essa análise, conheça a empresa que pretende se candidatar e as funções que o cargo pretendido exigem. 

Experiência

Muitas empresas optam por contratar profissionais iniciantes para “moldá-los” de acordo com a necessidade do negócio. Por outro lado, há empresas que exigem experiência. De toda forma, apresentar um projeto já realizado certamente vai ajudar a conquistar uma vaga de emprego. A boa notícia é que, para isso, você não precisa necessariamente ter uma experiência comprovada em carteira de trabalho. Isso pode ser feito por meio de projetos autônomos, trabalhos freelas e até mesmo um projeto pessoal que apresente o seu portfólio. Nós já demos algumas dicas por aqui sobre como montar portfólio e se destacar no mercado de tecnologia.

Conheça pessoas!

Saia da toca! O bom e velho network faz muita diferença na hora de conseguir um emprego. Hoje em dia muito se fala também sobre o netweaving, que é a construção de uma rede de contatos. Isso vale tanto para as conexões “físicas”, como participar de workshops e treinamentos presenciais, quanto para as digitais. Participe de comunidades on line, fale sobre o seu trabalho em suas redes sociais e procure por pessoas da sua área. Isso certamente vai ajudar a encontrar e conquistar uma vaga de emprego. 

Compartilhe seu conhecimento

Uma forma de demonstrar autoridade sobre o assunto com que você trabalha é justamente compartilhando o que sabe. Seja em fóruns on line ou em pequenos eventos para sua comunidade, isso vai reforçar seu nome e fazer com que as pessoas lembrem de você quando uma vaga surgir. Não tenha medo nem vergonha de falar sobre o tema que domina. 

Com esses passos, certamente conseguir um emprego de programador vai ser mais fácil.