Como conseguir um emprego em TI, mesmo sem experiência

0
emprego

A área de tecnologia é a que mais cresce no país – e com esse crescimento surgem milhares de oportunidades no mercado de trabalho. Mas para quem está começando, é normal surgirem dúvidas e apreensões. Como conseguir um emprego em TI, mesmo sem experiência? Nós damos algumas dicas para você que quer começar sua jornada tecnológica.

Fique por dentro das oportunidades

“Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”. Para você traçar um caminho assertivo em busca de sua colocação profissional, é preciso ter clareza das oportunidades disponíveis no mercado. Para isso, acompanhe sites de divulgação de vagas de empregos (como o Programathor, por exemplo). Se inscreva em páginas que fazem alertas de vagas abertas e faça contato em fóruns e redes sociais. Assim, quando um novo emprego surgir, será mais fácil você ficar sabendo.

Seja visto

Você já deve ter ouvido aquela expressão: “quem não é visto, não é lembrado”. E é verdade. Especialmente no ambiente corporativo, estar na lembrança de quem precisa de um programador é uma boa estratégia. Para isso, saiba se preparar e se “vender”. Mantenha um portfólio atualizado (mesmo que você não tenha muitos projetos assinados – saiba como aqui). Lembre-se de tomar cuidado com as redes sociais e usá-las a seu favor. Isso significa compartilhar, por exemplo, postagens sobre tecnologia (que demonstram seu interesse pela área) e até mesmo projetos dos quais você tenha feito parte. Ser ativo em fóruns e comunidades da área também é uma boa ideia.

Tenha um foco definido

Qual é a linguagem que você mais domina? Em qual área você se sairia melhor? É claro que, no início da carreira, é comum aceitar propostas fora do seu objetivo final. Mas ter esse objetivo bem definido é uma ótima estratégia para trilhar um caminho de sucesso. Esteja aberto para as oportunidades que surgirem, mas tenha em mente a meta que você quer atingir. Isso vai te ajudar, inclusive, a se posicionar em uma entrevista de emprego.

Não pare

A grande verdade é que não existe programador sem experiência. Isso porque, durante o seu processo de formação, você programa, desenvolve projetos e adquire conhecimento. Mesmo que a experiência seja “curta” ela existe. Então aproveite-a! Mantenha-se em movimento, desenvolvendo atividades que acrescentem na sua formação. Faça freelas com preços mais acessíveis para formação de portfólio. Coloque seus serviços à disposição de programadores mais experientes. Crie projetos por conta própria. O importante é não ficar parado.

Com essas dicas, certamente a sua oportunidade vai aparecer. Mais do que isso: você estará preparado para quando ela chegar. Se você precisa reforçar seus conhecimentos em programação – ou até mesmo iniciar os estudos nessa área, busque uma formação. A Uniprogram tem um curso completo para quem quer trabalhar com programação. A Jornada de Formação em TI é feita à distância e o aluno pode completar o curso em até quatro meses.