Como planejar a carreira de programador

0
ferramentas

Nós já demos dicas de como se tornar um programador e de como desenvolver uma carreira de sucesso. Mas, para alcançar o sucesso da profissão, é preciso também planejar o passo a passo e saber aonde se quer chegar. Por isso, separamos aqui uma lista de ações para que você possa planejar sua carreira na programação.

Defina seus objetivos

Para quem não sabe aonde quer ir, qualquer caminho serve. Pode parecer clichê, mas qualquer planejamento exige um ponto de chegada. E na carreira de programador não seria diferente. Quais são seus objetivos com essa profissão? Você quer ser o ceo de uma empresa de tecnologia? Quer desenvolver um app ou game de sucesso? Busca um cargo de gestão dentro de uma multinacional. Para por alguns instantes e pense no seu propósito de vida – aonde você quer chegar. Somente a partir disso é que você poderá definir seu caminho até lá.

Construa a estrada

Com seu objetivo definido, trace um plano para alcançá-lo. Por exemplo: se você quiser abrir o seu próprio negócio, você vai precisar entender, além de programação, de empreendedorismo. Se seu desejo for trabalhar em uma grande corporação, é provável que o domínio de outros idiomas seja necessário. Faça listas daquilo que você precisa aprender para alcançar suas metas.Falando em metas, é importante defini-las de maneira bastante precisa. Defina prazos atingíveis – de curto e longo período. Anote todas as habilidades que você vai precisar desenvolver para chegar aonde quer. 

Seja comprometido consigo mesmo

Trabalhar com tecnologia significa manter-se atualizado. Mesmo que você já saiba o que precisa estudar, lembre-se de buscar novos conhecimentos com frequência. Para isso, vai ser necessário manter um compromisso consigo mesmo de manter os estudos em dia. Organizar uma rotina de aprendizado e usar metodologias de produtividade também pode ajudar.
Com essas dicas, sua carreira estará sendo construída com suas próprias mãos. É claro que as mudanças no mercado podem interferir na sua jornada, mas essa é uma área com grande demanda por profissionais. Ou seja: com o seu comprometimento, certamente você irá se destacar. Boa sorte!