Como encontrar um emprego na área de tecnologia

0
tecnologia

Existem milhares de vagas disponíveis na área de tecnologia no Brasil. Estudos apontam que até 2022 195 mil vagas de empregos em TI serão criadas no país. Mas como fazer para agarrar uma destas oportunidades e construir uma carreira de sucesso como programador? Nós listamos aqui algumas dicas para te ajudar.

1 – Mantenha-se atualizado

Profissionais com alto nível de conhecimento e que se mantêm atualizados certamente têm mais chances de conseguir uma colocação no mercado de trabalho. Ainda mais na área de tecnologia, que sofre alterações e evoluções dia após dia. Por isso, encare o desafio de se manter atualizado e bem informado sobre as mudanças que ocorrem na sua profissão. Tenha o conhecimento extra para oferecer quando for chamado para uma oportunidade de trabalho. Se você quiser iniciar sua jornada na área, faça um curso objetivo, como a Jornada de Formação em TI da Uniprogram.

2 – Mantenha sua apresentação atualizada

Além de garantir seu conhecimento em dia, lembre-se de manter seu currículo e portfólio atualizados. Eles são sua carta de apresentação para possíveis contratantes e clientes e devem demonstrar seu conhecimento. Nós já demos algumas dicas de como fazer isso de maneira assertiva. Isso vale também para as redes sociais.

3 – “Quem não é visto não é lembrado”

É clichê, mas é verdade. É preciso estar sob o olhar de quem pode fazer uma indicação. É preciso estar no radar de quem tem interesse em contratar. Dessa forma, você será o primeiro a ser lembrado no momento em que uma oportunidade aparecer. Para isso, participe de grupos on line e presenciais, além de fóruns e outros tipos de comunidades da área.

4 – Utilize plataformas de contratação

Você já ouviu falar de sites de recrutamento? Além do LinkedIn, que é uma rede social focada em negócios, há páginas dedicadas exclusivamente para a conexão entre empresas e colaboradores. Isso vale tanto para contratações em grandes corporações, quanto para o contato entre clientes e freelas. O site Programathor, por exemplo, oferece esse serviço exclusivamente para profissionais de tecnologia.