O que dizer em uma entrevista de emprego para programador

0
entrevista de emprego para programador

Quem procura emprego conhece bem aquele sentimento de ansiedade ao ficar frente a frente com o entrevistador. É natural: acontece uma mistura de dúvidas e medos. Onde colocar as mãos? O que destacar entre o conhecimento que você tem? Especialmente para quem está a procura do primeiro emprego, esses medos são ainda maiores. E no caso específico dos programadores é importante saber o que não deixar de falar. Por isso, listamos aqui algumas dicas para você se destacar na entrevista de emprego para programador.

A preparação começa em casa

Estude sobre a empresa onde você quer trabalhar. O que eles produzem, com o que trabalham, há quanto tempo estão no mercado. Uma busca rápida pela internet pode fornecer informações que demonstram seu interesse. Além disso, é importante também revisar os conteúdos de programação requisitados na descrição da vaga. Lembre-se de que a ideia é reunir informações que o deixem mais seguro na hora da entrevista.

Seja honesto e objetivo

Seja você mesmo. Destaque aquilo que você sabe, as áreas que domina, as experiências que podem contribuir com a vaga que pretende preencher. Mas também seja honesto: se o entrevistador perguntar sobre algo que você não conhece, admita. Em seguida, deixe claro que tem condições e interesse de buscar esse conhecimento específico. É melhor do que fingir ter domínio de tudo e depois não dar conta do recado.

Destaque o que você tem de melhor

Mesmo que você não tenha experiência, deixe claro as suas qualidades. Pense em algumas características positivas da profissão. A capacidade de aprender de forma rápida, a tranquilidade para lidar com prazos apertados (como era sua relação com prazos na escola?) ou até mesmo a habilidade de ser autodidata são pontos que merecem destaque. Caso o entrevistador pergunte, fale também sobre as áreas que precisa desenvolver melhor. Nesse caso, apresente em seguida “um plano de ação”. Por exemplo: se você não é uma pessoa muito organizada, explique o que tem feito para mudar isso.

Não tenha medo de perguntar

Tire todas as suas dúvidas sobre a vaga pretendida. Desde o salário, benefícios e plano de carreira até a rotina de trabalho e horário. É claro que você não deve inverter os papéis, quem faz perguntas é o entrevistador. Mas em uma entrevista de emprego para programador é importante entender tudo o que será necessário para exercer sua atividade.

Depois disso, é só aguardar o retorno. Lembre-se: às vezes o perfil procurado pela empresa não é exatamente o seu. Isso não significa que você não é um bom profissional, mas apenas que esta vaga “não combina” com o seu perfil. Dessa forma, fique tranquilo: na hora certa a oportunidade vai aparecer, por isso, esteja preparado. Para fortalecer seus conhecimentos ou iniciar a carreira, faça a Jornada de Formação em TI da Uniprogram.