Quais as funções do profissional de TI mais cobiçadas no mercado?

0
profissional

A área de TI demanda por profissionais qualificados e têm milhares de vagas de emprego abertas. Segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), entre janeiro e abril de 2019, foram abertas 2 mil empresas no setor no país. E nós separamos aqui as vagas que estão em alta e são as mais cobiçadas em 2019 na área de TI. Essa lista pode te ajudar a direcionar a carreira para se tornar ser um profissional de sucesso.

1. UX Designer

A função do especialista em experiência do usuário (User Experience – da sigla em inglês) é criar produtos e serviços que facilitem o acesso a uma plataforma. O profissional precisa se colocar no lugar do consumidor, afinal, é para ele que o produto é desenhado. Como designer, é essencial saber aplicar os princípios básicos de design gráfico.

2. Growth Hacker

Este profissional se concentra em resultados consideráveis e em alternativas inovadoras para o crescimento escalável de uma startup. Dessa forma, ele deve ter pensamento analítico e conhecimento em métricas sociais para vender produtos e ganhar exposição. Os growths precisam dominar técnicas como SEO (Search Engine Optimization), análise de sites, marketing de conteúdo e testes A/B.

3. Desenvolvedor Full Stack

O Desenvolvedor Full Stack (ou full stack developer, em inglês) atua nas duas áreas da programação: front-end e back-end. Ele deve resolver problemas e criar soluções digitais. Dessa forma, precisa ter conhecimento para trabalhar em diversos segmentos no desenvolvimento de software.

4. Data Scientist

O cientista de dados é um profissional com qualificação superior aos outros envolvidos no processo com quantidades exponenciais de dados. Geralmente, ele é o responsável por conduzir as mais variadas formas de análises de dados. Portanto, ele precisa de conhecimentos em tecnologias como o Hadoop – programa de software distribuída voltada para clusters e processamento de grandes volumes de dados – e outras plataformas de código aberto. O que destaca esse profissional no mercado é o conhecimento teórico sobre como manipular dados do jeito mais adequado e eficaz.

Como ser um destes profissionais? Sem dúvida, o primeiro passo para atuar na área de TI é fazendo um curso de programação. Ele vai te oferecer uma base sólida fundamental para se tornar um profissional qualificado e apto para os desafios do setor. Na Uniprogram, a Jornada de Formação em TI é feita à distância. Ou seja: o curso se ajusta à sua agenda, conforme sua disponibilidade. Além disso, é possível finalizar a formação em até quatro meses. Que tal se tornar um programador antes mesmo do fim de 2019?