Existe idade certa para aprender a programar?

0
idade

Qual a melhor fase da vida para iniciar os estudos de uma carreira? Se a carreira faz parte de um sonho pessoal de realização, não há dúvidas: a idade para começar é: agora. Exatamente com a idade que você está. Pode parecer apenas uma frase motivacional, mas não há dúvidas da importância de iniciar a jornada em busca de um propósito de vida.

Em cada fase da vida, um aprendizado

Um profissional da medicina pode ter descoberto a vocação perto da idade de prestar vestibular. Mas é provável que ao longo da vida escolar ele já tivesse aptidão com temas ligados à biologia e à saúde humana. Há casos em que a pessoa resolver seguir uma área completamente diferente depois de adulto. Mas, em geral, trabalhamos com aquilo que nos traz mais identificação desde os primeiros anos de vida. Com o profissional de tecnologia não é diferente. É comum que aqueles ligados a assuntos como games, novidades em informática e até números e problemas lógicos se interessem pela programação. Isso tudo faz parte do universo dos programadores – e pode se mostrar como um caminho ainda na adolescência ou infância.

Sou muito novo para programar?

A verdade é que não existe uma idade mínima para aprender programação. O que existe, de fato, é a necessidade de um conhecimento básico sobre os códigos e linguagens – que independem, inclusive, do nível de conhecimento escolar. Isso porque a linguagem de programação é, em suma, um idioma novo, um “dialeto específico”. Ou seja: aprender a programar é como aprender a falar inglês ou alemão. É “se alfabetizar” em um novo idioma. Para isso, não é preciso ter terminado o ensino médio ou estar cursando uma faculdade. Logo, não preciso ter uma idade específica para iniciar os estudos da programação. Isso depende da capacidade de raciocínio do estudante.

Aprendizado acessível

Por falar em faculdade, ela é um dos caminhos para se tornar um programador. Mas não o único. Aliás, os cursos livres são muito mais acessíveis para quem quer conhecer a profissão e dar os primeiros passos da carreira. Além disso, eles não exigem vestibular nem uma formação básica (como a conclusão do ensino médio, por exemplo). Uma dica importante é conferir se a instituição que oferece a formação é associada da Assespro, a Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação. A Jornada de Formação em TI da Uniprogram é ótima para quem está começando a carreira.

Idade para trabalhar

O que pesa na decisão de iniciar a carreira de programador é a idade certa para começar a trabalhar. Embora você possa iniciar um curso no contra-turno escolar, as empresas só contratam profissionais a partir dos 16 anos. Isso acontece por conta da legislação trabalhista. No entanto, não é impedimento para ganhar dinheiro com programação. Você pode fazer trabalhos freelas para pessoas próximas ou até mesmo criar o seu próprio site ou aplicativo que gere recursos. Sem contar o fato de que, quando chegar à idade hábil para ser contratado no mercado de trabalho, já terá o conhecimento treinado e afiado para se destacar na profissão.