Saiba como iniciar a carreira de programador

0

Tão desafiador quanto escolher uma carreira para seguir é iniciá-la. É preciso buscar conhecimento e experiência para se tornar um profissional capacitado e bem sucedido. Na área de tecnologia da informação não é diferente. Embora seja uma área com muitas oportunidades disponíveis, para se destacar no mercado de trabalho é preciso estar preparado. E assim como qualquer outra profissão, para iniciar a carreira de programador é preciso fazer cursos, se dedicar a leituras e treinar muito com atividades práticas.

iniciar a carreira

Um curso para começar

Há várias formas de procurar conhecimento sobre programação. A internet é um grande celeiro de conteúdo, com canais no Youtube, posts em blogs e tutoriais que podem ser excelentes ferramentas para quem quer dar os primeiros passos na área. Mas, acima de tudo, o melhor caminho é, sem dúvida, procurar por um curso que ofereça uma formação completa.

No entanto, para escolher a melhor opção de curso é preciso ter em mente qual o caminho da carreira quer seguir. Isso porque a profissão de programador tem muitas opções de atuação. É possível ser autônomo, trabalhar em uma grande corporação e até mesmo programar sem sair de casa. Com essa escolha em mente, você pode traçar um plano de carreira e iniciar sua trajetória.

Confira os cursos de programação disponíveis no Uniprogram.

Seja autodidata

A área de tecnologia se atualiza a todo momento. Por isso, além de ter uma formação tradicional é essencial buscar conhecimento por conta própria para se manter atualizado. O ideal é que você seja especialista em uma linguagem específica e ao mesmo tempo tenha uma base sobre as demais. Além disso, conhecimento nunca é demais. Por isso, procurar informações sobre linguagens diferentes é uma forma de se preparar para os desafios da profissão no dia a dia.

Pratique (muito!)

Não há forma mais eficaz de fixar conhecimento do que colocá-lo em prática. Dessa forma, depois de iniciar os estudos, busque uma forma de treinar, treinar e treinar tudo o que aprendeu. Isso pode ser feito por meio de um blog pessoal, a criação do seu portfólio ou até mesmo trabalhos freelancers – o que pode gerar também algum ganho financeiro.

Mantenha o foco

Por fim, lembre-se que é só o começo. Muitas vezes, iniciar a carreira é algo desafiador que pode incluir dificuldades financeiras e momentos de desânimo. Por isso, tenha sempre em mente aquilo que levou você a decidir por essa profissão e qual o seu propósito para seguir em frente.