Para que serve a linguagem de programação?

0

Para quem não conhece, ela pode parecer distante. Mas a verdade é que a programação está presente no dia a dia de praticamente todas as pessoas. Não só o computador, mas também em smartphones, tablets, laptops e diversos dispositivos dependem da linguagem de programação para funcionar. Você só está lendo esse texto, nesse momento, graças a ela.

O que é

Para entender a funcionalidade da linguagem de programação, é preciso entender o que ela é exatamente. E, como o próprio nome diz, é uma linguagem: uma espécie de idioma das máquinas. Basicamente, um conjunto de códigos e lógicas que ditam o que as máquinas devem fazer. É a a linguagem de programação que passa ao computador as “instruções” para as tarefas que ele deve executar.

O que ela faz

Os códigos dispostos de maneira lógica indicam as atividades que o dispositivo deve desenvolver. Na prática, a linguagem de programação é usada para o desenvolvimento de sites, sistemas operacionais, bancos de dados e aplicativos de celular. Conforme a aplicação, uma linguagem pode ser mais indicada que outra. Por isso, é importante que um programador tenha o domínio de mais de um tipo de linguagem.

Quem pode programar

O profissional que estuda, entende e desenvolve os códigos de programação é o programador. Com esse conhecimento, ele é capaz de desenvolver sites, aplicativos e sistemas de modo geral. Para isso, ele precisa dominar a linguagem de programação que precisa usar. Isso independe da idade ou da formação acadêmica. O programador não precisa necessariamente cursar uma faculdade para ter esse domínio. Cursos livres e até mesmo on line são boas opções para quem quer aprender a programar. Ou seja: ainda na adolescência já possível iniciar os estudos para se tornar um programador. E quanto mais cedo começar, certamente mais domínio o programador terá sobre diferentes linguagens.

Quer ser um programador?

Faça a Jornada da Formação em TI da Uniprogram. O curso é totalmente à distância, feito pela internet. Ou seja: você estuda na hora em que puder e treina no seu próprio computador, sem precisar sair de casa. A formação é ideal para quem quer começar a carreira de programador.