Quais são as maiores linguagens de programação?

0
linguagens

Existem diversas linguagens de programação e o grau de influência delas varia de acordo com o tempo. Isso significa que em alguns momentos, algumas linguagens se tornam mais populares, “preferidas” entre a maioria dos programadores. O Github, site que permite editar, hospedar e controlar alterações nos códigos de programação, fez um ranking com as principais linguagens usadas em 2018. E nós apresentamos essa lista aqui.

O ranking do Github considera as linguagens com maior número de contribuições na plataforma. Você pode conferir quais são as cinco principais abaixo.

5 – C++

É a base de muitos sistemas operacionais, navegadores e jogos. Foi criada em 1970 e foi muito usada no aprendizado de programadores iniciantes. Em 2018, foi a quinta mais popular eleita pelo ranking do Github.

4 – PHP

Facebook e Yahoo foram criados com essa linguagem. Ela é muito usada par construir páginas dinâmicas e interativas. Tem sido criticada por causa de falhas e inconsistências, além de se mostrar “abaixo” em comparação com outras linguagens com o mesmo propósito. Mas isso não tirou dela o quarto lugar no ranking das mais usadas e populares em 2018.

3 – Python

Ela é versátil: usada em programações de alto nível, que envolvem análise de dados e machine learnig. Mas também serve aos iniciantes, por causa da simplicidade da escrita. Com isso, nos últimos anos, a Python tem sido usada com mais frequência e está crescendo rapidamente. Tanto que ficou em terceiro lugar.

2 – Java

A Java é usada em bancos de dados, aplicativos para Android ou desktop e tem várias outras aplicações. É muito popular e considerada uma das formas mais estáveis e confiáveis de se construir grandes sistemas.

1 – JavaScript

Ela figura na primeira posição desde o primeiro relatório do Github, em 2014. Isso porque está presente em grande parte da web. É usada para construir sites, plugins e formulários – e não tem nenhuma relação com a segunda colocada, apesar do nome.

E você? Qual a sua linguagem de programação “preferida”?