Mercado de TI se abre cada vez mais para mulheres

0
mulheres

Elas ainda estão em menor número, mas ganham mais espaço a cada dia na Tecnologia da Informação (TI). Atualmente, as mulheres representam cerca de 26% dos profissionais nesse mercado. Por outro lado, em algumas áreas, como user experience designer e web developer, o número de profissionais femininas subiu 60% e 40%, respectivamente.

Mulheres no mercado de TI

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) do IBGE, hoje as mulheres representam 15% dos alunos dos cursos de Ciências da Computação e Engenharia . No mercado de trabalho, cerca de 20% do setor de TI tem presença feminina.

Embora o universo da TI ainda tenha poucas mulheres, exemplos femininos que se destacam na área é o que não falta. Foi uma mulher, inclusive, quem estudou os primeiros algorítimos que deram origem à programação como conhecemos. A matemática e escritora inglesa Ada Lovelace é reconhecida por ter escrito o primeiro algoritmo a ser processado por uma máquina. Por esse estudo, em 1842, ela é considerada a primeira programadora da história. 

Exemplos mais recentes de destaque incluem concursos voltados ao público feminino e a pequena Samaira Mehta que ensina programação com 10 anos de idade. O primeiro caso é uma iniciativa que quer dar espaço exclusivamente para que mulheres se desenvolvam. Já o segundo mostra que não há idade – muito menos distinção de gênero – para começar a programar.

Como crescer ainda mais?

Existem muitas possibilidades e facilidades para aprender a programar. E uma delas é a formação à distância, com cursos on line, feitos sem a necessidade de ir até uma universidade ou escola. Essa modalidade torna a programação mais acessível a todos, já que é possível organizar o próprio organograma de estudos. Além disso, o aluno avalia quais os melhores horários para se dedicar ao aprendizado. É o caso da Jornada de Formação em TI da Uniprogram, que permite a formação completa em até 4 meses. Se você quer começar ou conhece alguém interessado em aprender a programar, essa é uma ótima oportunidade!