Em seis meses, número de vagas em TI dobra no Brasil; mercado é um dos que mais cresce

0

Um dos mercados que mais cresce no Brasil e no mundo, a Tecnologia da Informação tem um grande leque de oportunidades para os profissionais da área. O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), mostra que, entre janeiro e julho de 2018, o Brasil dobrou o número de postos de trabalho na área. O índice passou de 266 mil para 505 oportunidades abertas. Mas, para acompanhar o ritmo de crescimento, é preciso manter também o ritmo do conhecimento. Mais do que isso, para impulsionar a carreira em TI, o mercado hoje exige uma atuação mais estratégica.

No mundo corporativo

Hoje em dia é difícil encontrar uma empresa que não utilize o serviço de tecnologia em alguma área. Por isso, o profissional de TI se tornou fundamental. Ele deve conhecer as necessidades corporativas e a dos colaboradores da empresa, além de ter uma perspectiva ampla da organização e das estratégias do local onde trabalha. A função dele é uma importante ferramenta para alavancar os resultados. Entre as características de um profissional de TI no mundo corporativo, o autodidatismo é um dos itens de destaque. É preciso buscar novos conhecimentos constantemente, ser proativo e estar atento às tendências do mercado. Ele também precisa desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe. Se antigamente o profissional de TI detinha o conhecimento e atuava de forma individualizada, hoje em dia compartilhar informações entre diferentes times faz o trabalho ir mais longe. 

Por conta própria

É possível também desenvolver a carreira como freelancer – ou até mesmo empreendedor. Trabalhando de casa ou de um escritório próprio, o profissional tem mais liberdade de horários, autonomia e poder de decisão. A renda também varia, conforme os contratos fechados. Da mesma forma que o programador corporativo, é preciso investir em conhecimento e se atualizar constantemente. Entre as atuações possíveis por conta própria, está o trabalho de web design, o desenvolvimento de sistemas de pagamento on line e a consultoria em informática – desde hardware e redes, até sites e programação. 

Crescimento constante

São várias as possibilidades e os números não param de crescer. Para conhecer algumas das oportunidades na área e entender como se desenvolver nesse mercado, acompanhe nossas matérias!