O que um programador faz?

0
programador faz

Você já pensou em iniciar uma carreira na área de tecnologia, mas não tem certeza do que um programador faz? Esse artigo vai te ajudar a entender melhor essa profissão – uma das que mais crescem no mundo. 

O que é programação

Para entender o que um programador faz, é preciso primeiro compreender o que é a programação. Basicamente, programar é falar o “idioma das máquinas“. Os códigos de programação são considerados uma linguagem – assim como inglês ou espanhol, por exemplo. São estes códigos que, programados seguindo algumas lógicas, determinam sequências de ações, criando sistemas, sites ou softwares. Dessa forma, o programador é quem dispõe estes códigos para que eles gerem um resultado desejado. O programador é atualmente um profissional muito requisitado no mercado de trabalho. E a mão de obra qualificada está em falta. 

Linguagens de programação

Como dito acima, os códigos de programação são verdeiros idiomas próprios. Dessa forma, casa código gera um resultado diferente para o projeto e atende uma necessidade diferente do cliente. Por isso, é recomendado que o profissional que faz programação, seja ele um programador júnior ou mais experiente, tenha conhecimento sobre mais de uma linguagem. Isso aumenta o escopo de produtividade – e, obviamente, valoriza o trabalho. Atualmente, as cinco linguagens de programação mais populares são Java, C, C++, C# e Python.

Profissão programador

Existem muitas possibilidades no exercício da profissão de programador. Separamos aqui algumas categorias da área. 

  • Programador Desktop – é quem programa aplicações ou sistemas para ambiente local. Ou seja, programas que vão funcionar em um computador ou numa rede de computadores, dentro de um sistema operacional como Windows, Linux ou MAC.
  • Programador Web – é o profissional responsável por programar websites ou sistemas web.
  • Programador Mobile – é especializado em criar aplicativos para celulares e dispositivos móveis. Nesse caso, ele pode trabalhar com uma das plataformas Android, IOS ou Java, por exemplo.
  • Programador de Jogos – responsável por desenvolver partes das instruções lógicas de um jogo digital ou, até mesmo, o jogo completo. Esse profissional pode trabalhar com jogos para computador, dispositivos móveis, videogames ou jogos que rodam em websites como flash.

Como ser um programador

A profissão exige concentração, raciocínio lógico e paciência. Tudo isso pode ser desenvolvido e treinado – são habilidades que só dependem da dedicação pessoal de cada um. Em muitos casos, a rotina do programador consiste em procurar por falhas (bugs) de programação que atrapalham o funcionamento de sistemas desenvolvidos. Para isso, é preciso ter conhecimento sobre diferentes linguagens. Ou seja: o ideal é manter-se atualizado e em processo constante de aprendizado. Além disso, a profissão não é regulamentada, o que significa que não é preciso, obrigatoriamente, ter um diploma universitário para exercer o cargo. O que é necessário, mesmo, é o conhecimento. A notícia boa é que pode ser adquirido por meio de cursos rápidos, como os oferecidos no site Uniprogam. Um curso de programação pode mudar sua vida.