O que você aprende em um curso de programação

0
curso de programação

O primeiro passo para quem pretende iniciar uma carreira como programador é, sem dúvida, fazer um curso na área. Apesar da profissão não exigir diploma universitário, para exercê-la é preciso ter bastante conhecimento. Mais do que isso, é necessário estar em constante evolução para se manter atualizado e se destacar no mercado. Por isso, fique de olho no que os cursos oferecem, para garantir uma formação completa e eficaz. Além disso, saiba quais são os requisitos para garantir que o curso de programação traga uma formação reconhecida no mercado.

Um novo idioma

Programar é entender um novo idioma: o das máquinas. Isso porque a programação nada mais é do que colocar, em códigos, as informações que deverão ser seguidas pelo computador para executar determinadas tarefas. Por tanto, quando você for iniciar um curso de programação, tenha em mente que você vai aprender um novo idioma – ou vários – já que existem diferentes linguagens de programação. Dessa forma, a primeira formação na área deve oferecer uma base sólida para que você entenda os conceitos de programação.

Reconhecimento

No Brasil, a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro) é a responsável pelo reconhecimento de cursos e formações na área de TI. A Assespro possui centenas de empresas associadas que oferecem estágios e empregam desenvolvedores. Por isso, ao escolher um curso de programação é importante verificar se a empresa é certificada pela Associação. Essa é uma forma de garantir a eficácia e legalidade do curso.

Cursos on line x presenciais

Você pode aprender a programar por meio de aulas presenciais ou on line. Isso só depende da sua dedicação e de como você se organiza para desenvolver os conteúdos aprendidos. O lado bom dos cursos on line é a possibilidade de estudar no horário mais adequado à sua rotina. Outro ponto positivo é a liberdade para adaptar seus estudos de acordo com a sua agenda.

Duração

O tempo que você leva para se formar depende muito do conteúdo oferecido pelo curso que você escolher. Na Uniprogram, por exemplo, a Jornada de Formação em TI é feita de uma forma que o aluno possa levar até 4 meses para estar com o certificado em mãos. Isso varia, claro, de acordo com o empenho e dedicação de cada aluno. O curso ensina desde a introdução à programação de computadores, mostrando as lógicas de programação, até linguagens como HTML 5, CSS e Javascript. São 52 aulas, mais de 100 horas para conclusão e 480 minutos de vídeos aulas disponíveis.

Material de apoio

Outro ponto importante a ser observado é o material de apoio oferecido ao aluno. Apostilas, exemplos práticos e grupos de estudo certamente ajudam a absorver melhor o conteúdo. O curso on line da Uniprogram, por exemplo, conta com tudo isso, além de grupos de bate papo online e blocos de anotações. Para conhecer mais detalhes do curso da Uniprogram, acesse http://uniprogram.com.br.