Por que fazer um curso de programação?

0

A área de tecnologia da informação oferece muitas oportunidades e, para aproveitá-las, o profissional deve se preparar. Mais do que isso: quem deseja trabalhar com TI precisa se manter atualizado sobre as novidades do setor e treinar o cérebro para lidar com a rotina dos códigos da computação. Dessa forma, sem dúvida alguma, investir em uma capacitação sólida é fundamental para a carreira em TI. Quem quer se destacar, precisa se preparar. E encontrar um bom curso de programação é uma ótima forma de começar essa jornada.

Por que trabalhar com tecnologia?

Essa é a área que mais cresce no mundo. E também a que mais procura por profissionais. Estimativas mostram que, só no Brasil, até o fim de 2019 a área de tecnologia deve abrir 70 mil novas vagas de emprego. Até 2024, serão 420 mil. Em todo o mundo, a expectativa é de geração de 3,3 milhões de oportunidades na área. Ou seja: não é possível dizer que tem apostar na carreira de TI terá emprego garantido. Mas, certamente, terá oportunidades para se candidatar – e quanto mais estiver preparado, maior será a chance de conseguir uma boa colocação. 

Por outro lado, se o seu negócio não é o trabalho formal, de carteira assinada, a TI também oferece a possibilidade do home office. Um programador pode trabalhar de casa, montar uma boa cartela de clientes e ganhar dinheiro sem precisar ir até um escritório. Além disso, é possível trabalhar em diferentes frentes: desde a criação de programas e sites até a supervisão de equipes que gerenciam projetos de tecnologia. Isso só depende do seu perfil profissional – e da sua dedicação ao se preparar para o cargo que almeja.

Mas por que fazer um curso de programação?

Para se tornar um programador profissional não é preciso necessariamente fazer uma faculdade. Cursos rápidos, que oferecem uma base sólida de conhecimento, são uma boa pedida. Além disso, fazer um curso de curta duração coloca você no mercado de forma mais rápida. Dessa forma, você já começa a montar uma base de clientes e o seu aprendizado se reforça com a prática de trabalho.

Como escolher um curso de programador?

Nós já demos algumas dicas sobre esse assunto aqui no blog. Mas reforçamos: por ser uma área muito ampla, há muitas opções de formação na internet. No entanto, é importante verificar a seriedade do curso oferecido. Uma dica básica é analisar o conteúdo programático e verificar se as linguagens trabalhadas estão entre as mais usadas atualmente. Outra informação importante a ser checada é se a empresa é certificada pela Assespro – Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação. 

A Jornada de Formação em TI da Uniprogram é uma ótima indicação para quem começar a trabalhar na área. O curso pode ser concluído em até 4 meses e é todo on line. Isso significa que o aluno não precisa sair de casa para estudar, nem marcar um horário específico para isso. Ou seja: você escolhe o melhor horário no seu dia para fazer as aulas e estuda no seu tempo, aplicando os conteúdos na prática. Ao todo, são 52 aulas distribuídas em 480 minutos de vídeos. E aí, que tal começar sua formação em TI agora mesmo? É só acessar o site da Uniprogram.