Sou programador iniciante, vão me contratar?

0
programador iniciante

Por que uma empresa contrataria um programador iniciante? Para responder a essa pergunta, é preciso entender que uma das profissões mais valorizadas no mercado de trabalho é também uma ótima oportunidade para iniciar a carreira. Isso porque programador é um profissional muito requisitado, seja qual for o segmento das empresas. Há, inclusive, vagas “sobrando” no mercado de trabalho. Dessa forma, na primeira fase da profissão, o programador júnior é muito procurado por sua capacidade de desenvolvimento específico. Ou seja: o empregador contrata quem está “começando”, para que o profissional se desenvolva junto da empresa.

Desenvolvendo habilidades e maturidade

Quem pretende iniciar a carreira de programador talvez já saiba que o mercado recebe muito bem esses profissionais. Mas, para se destacar no meio, é preciso estar sempre se aperfeiçoando e atualizando. Basicamente, é preciso acompanhar as tecnologias que surgem a cada instante. O perfil de um bom profissional de TI, seja um programador iniciante ou experiente, é de alguém que está o tempo todo buscando conhecimento. Além disso, é preciso também desenvolver a maturidade pessoal e profissional. Isso inclui saber trabalhar em equipe e estar disposto a aceitar desafios. Mais uma vez, os profissionais iniciantes são vistos com bons olhos, pois podem desenvolver essas características enquanto compreendem e aprendem sobre a empresa onde trabalham.

Muitas possibilidades

Outra característica da profissão de programador é que ele pode atuar em diversas áreas. Isso inclui o desenvolvimento de sites, jogos, aplicativos e softwares, além de campanhas de marketing digital e até o suporte de TI de grandes corporações. Por isso, o programador iniciante representa um grande leque para as empresas que pretendem contratar alguém da área. Ele não está segmentado, conhece de tudo um pouco e pode contribuir com conhecimento em várias ramificações.

É bom levar em conta, também, a prática diária: aquilo que o profissional aprendeu e sabe de fato fazer. Vale a pena também demonstrar interesse por novos aprendizados e procurar por desenvolvimento pessoal dentro da área. 

Se você quer iniciar sua carreira de programador, a Jornada de Formação em TI pode ajudar. O curso, feito totalmente on line, te dá a liberdade de horário e o conhecimento necessários para se tornar um grande profissional.