Programador: onde buscar informações?

0

Uma das características mais fortes da profissão de programador é, sem dúvida, se manter informado e atualizado sobre tecnologia. O estudo faz parte da rotina, pois sempre há algo novo a aprender, desenvolver ou reforçar na memória. Mas da mesma forma que há muito conteúdo a absorver, existem muitos sites e links oferecendo esse tipo de material. Para facilitar a escolha pelos melhores canais de informação sobre programação, nós separamos alguns deles neste artigo. 

Para quem está começando

Se você está inciando a carreira de programador, certamente precisa de um curso básico de formação na área. É importante ter uma visão sólida e ampla sobre as principais linguagens que existem no mercado. Mesmo quem já sabe programar pode ter um reforço na memória ao fazer um curso desse tipo. A Jornada de Formação em TI da Uniprogram é, sem dúvida, uma ótima opção para estes casos. 

Qual o seu nível de inglês?

Além do idioma das máquinas, que são as linguagens de programação, dominar o inglês também é uma ótima ideia. Isso porque o idioma é muito usado no mundo tecnológico. Além disso, compreender o inglês vai ajudá-lo a acessar artigos e fóruns nessa língua – o que certamente vai ampliar seu acesso a conteúdos importantes. Por isso, considere incluir o estudo do inglês na sua rotina. Uma opção gratuita e super acessível é o aplicativo DuoLingo.

Fóruns e comunidades on line

Acredite: tem muita gente no mesmo “barco” que você. Há muitos programadores compartilhando dúvidas e conhecimento em comunidades e fóruns online. Essa também é uma forma de fortalecer seu nome e, inclusive, torná-lo conhecido no meio. O StackOverflow, por exemplo, funciona como um grande tira-dúvidas. Ele é similar a uma lista simples de discussão, porém conta com um sistema que deixa a melhor resposta sempre visível logo abaixo da pergunta. Ou seja: economiza o tempo na hora de resolver um problema urgente. Além disso, a página tem um sistema de pesquisa por tags, que facilita bastante as buscas mais complicadas. Outras duas grandes comunidades são o Reddit e Quora. Elas permitem debates sobre qualquer coisa – inclusive programação. No entanto, a popularidade dessas redes é muito grande em outros países. Por isso, um número considerável de suas discussões é em inglês. Mas já que você seguiu nossa dica no tópico anterior, isso não é um problema pra você, não é?

Guias, tutoriais e ferramentas

Aqui no blog nós já demos várias dicas de sites com ferramentas úteis para programadores. Mas a internet é, de fato, um mundo vasto de conteúdo. Então trazemos mais algumas dicas por aqui. 

Sublime Text

Esse editor de códigos para web já é uma ferramenta conhecida dos programadores. Um dos grandes atrativos do Sublime Text é a interação que ele oferece ao usuário, pensada para facilitar a vida do desenvolvedor. Com isso, é possível ter acesso a quase todas funcionalidades do programa utilizando apenas o teclado.

OAuth.io

Uma ótima ferramenta para desenvolvedores web é o OAutn.io. Disponível como SaaS, ele libera acesso a uma API fora da caixa, permitindo a redução do esforço e complexidade do servidor.

Bootstrap

Esse framework costuma figurar em quase todas as listas de ferramentas para desenvolvedores, e não é por acaso. O Bootstrap facilita a criação de sites responsivos sem descuidar do layout. Você pode comprar temas e utilizar quando quiser, além dos arquivos e padrões JS, CSS e HTML.