Quais as principais áreas de atuação para profissionais de TI?

0

Se o presente é tecnológico, o futuro, certamente, não será diferente. Investir em tecnologia já é uma prioridade para empresas de todos os ramos. E para isso, o mercado também está a procura de profissionais de TI qualificados e aptos a aperfeiçoar processos ou mesmo criar novos métodos e ferramentas .

Mas quando falamos em Tecnologia, estamos falando de uma área muito ampla e com inúmeras possibilidades profissionais. Dessa forma, vale a reflexão: quais são as novas possibilidades nessa nova dinâmica no mercado de tecnologia? Para ajudar nessa tarefa, fizemos uma lista das principais profissões em tecnologia em que você pode apostar.

1- E-commerce

Cada vez mais empresas apostam no formato de venda on line. Isso porque a internet traz facilidade para atingir clientes e trabalha 24 horas por dia. Além disso, ações de marketing digital também são boas opções comerciais para influenciar potenciais consumidores. Por isso, o desenvolvedor de sistemas de comércio eletrônico é um dos profissionais mais requisitados no mercado atualmente. Certamente também continuará sendo um dos mais procurados no futuro.

2- Administrador de banco de dados

Guarde essa palavra: dados. O profissional que tem o domínio para lidar com dados, seja lá quais forem, terá muitas oportunidades. Estamos falando de listas de informações sobre possíveis clientes, gerenciamento de estoques, análises de desempenho dos negócios. Para uma empresa conseguir crescer em um mundo tecnológico, é preciso ter uma base de dados completa e confiável. Informação já virou praticamente uma moeda e pode acabar valendo mais que muitos outros ativos. Ou seja, o administrador de dados, que é responsável por gerenciar, instalar e monitorar essas tão valiosas informações já é e será muito valorizado pelo mercado.

3- Programação

Essa é uma área muito ampla e temos vários artigos explicando todas as oportunidades dentro dessa profissão. O trabalho vai desde desenvolvimento web (criação de sites) até desenvolvimento de aplicativos e softwares. Para esses profissionais, é muito importante definir a carreira que querem seguir para destinar os estudos por esse caminho. Mas a base da programação é, sem dúvida, aprender as linguagens mais utilizadas no mercado.

4 – Suporte técnico

Se a tecnologia está presente na rotina das empresas, obviamente o suporte técnico também estará. Isso porque os problemas técnicos são bastante comuns e, em geral, precisam de solução ágil e eficaz. Dessa forma, o técnico que presta suporte está na lista de profissionais de TI bem requisitados.

5- Administrador de redes

Esta também é uma função essencial para garantir o bom funcionamento da empresa. Isso porque é o administrador de redes quem conecta a empresa com o resto do mundo para que consiga crescer e divulgar sua marca. Os administradores de rede são responsáveis por todo o sistema de internet – ou conectividade – do local. Isso vale, inclusive, para as conexões internas.

Estas são apenas algumas das possibilidades da área de Tecnologia. A verdade é que a área não para de crescer e se desenvolver. Não a toa, existem milhares de vagas abertas (e a previsão é de abrir muitas mais). Avalie em qual categoria você mais se identifica e comece hoje mesmo a se preparar para garantir uma carreira de sucesso!