Saiba como começar um projeto de programação

0
projeto de programação

O cliente solicitou um job bem específico ou você teve uma ideia brilhante de desenvolvimento mas não sabe por onde começar. Embora não pareça, essa situação é bastante comum na vida de qualquer programador. E isso independe de idade: às vezes, a proposta é tão inovadora que assusta até mesmo os mais experientes. Por isso, para começar um projeto de programação de sucesso, algumas dicas podem ajudar.

Se você já desanimou ao planejar um projeto de programação quando se deparou com a quantidade tecnologias disponíveis, respire! Com alguns passos e foco no que realmente importa, é possível desenvolver a ideia sem sofrimento.

Valorize o que você já sabe

Olhar para o projeto de forma macro pode assustar. Quando você percebe que precisa desenvolver algo que não faz ideia nem por onde começar, já bate aquele desespero. Por isso, comece pelo que você já sabe! Valorize o conhecimento que já tem e anote os pontos que vão exigir um conhecimento extra. Traçar um plano de atividades focado nas tecnologias que você já domina vai ajudar a tirar o trabalho do papel. A partir daí, você vai buscando mais informações para continuar. Se você precisa de conhecimentos básicos na área, uma dica é a Jornada de Formação em TI. O curso, on line, apresenta desde uma introdução ao universo da programação até algumas das linguagens mais usadas para programar.

Deixe os tutoriais de lado por um tempo

Não interprete mal. De fato, os tutoriais são grandes aliados para quem desenvolve um projeto de programação. Mas às vezes eles podem causar ainda mais ansiedade em quem não tem o conhecimento básico para iniciar o trabalho. Dessa forma, recorra aos tutoriais de forma mais pontual, para esclarecer algum ponto específico, sem encher a cabeça com vários macetes que talvez não sejam relevantes nesse momento.

Peça ajuda – e pode ser para a internet

Por outro lado, depois de ter o projeto encaminhado, quando você perceber que somente alguns pontos estão em aberto, vale a pena recorrer às pesquisas. Fóruns, artigos e cursos on line podem ser uma forma de ajudar a finalizar seu projeto. Uma plataforma bem interessante é a Stack Over Flow. No site, você pode fazer perguntas sobre programação de forma bastante específica, ou seja, você terá respostas exatamente sobre o que precisa saber. Um jeito de adquirir conhecimento sem ficar confuso.