O que você precisa saber para ser um programador de TI

0
programador de ti

Se você pretende ser um programador na área de tecnologia, saiba que que este é um mercado em expansão. O número de vagas não para de aumentar – e as empresas estão cada vez mais em busca de profissionais qualificados. Os iniciantes são cobiçados por representarem uma possibilidade de desenvolvimento conjunto. Os mais experientes são buscados por seu conhecimento e contribuições possíveis. Ou seja: tem espaço para todos os perfis profissionais, desde que você seja dedicado e comprove suas habilidades. Dessa forma, sua escolha é, sem dúvida, muito assertiva. Mas, ao mesmo tempo em que essa área tem muitas oportunidades, ela também é bastante disputada. Por isso, o destaque é de quem, de fato, busca fazer diferente. 

Formação consistente

A primeira coisa que você precisa para ser um programador é de uma formação na área. Não é preciso, necessariamente, cursar uma graduação, mas o conhecimento pleno das linguagens e das possibilidades de atuação da profissão é essencial. Para isso, busque por cursos rápidos, dinâmicos e que desenvolvam a sua prática. A Jornada de Formação em TI da Uniprogram é uma ótima opção para quem quer começar. No curso, você vai aprender sobre as principais linguagens de programação e como aplicá-las em diferentes projetos. Além disso, a formação é toda on line, à distância. Ou seja: você não precisa sair de casa e estuda na hora que puder. 

Aprendizado constante

Mesmo quem já tem conhecimento em programação, precisa constantemente se atualizar. Isso porque a área de tecnologia está o tempo todo em evolução. Da mesma forma, o profissional dessa área precisa evoluir. Por isso, para ser um programador, tenha em mente que você vai precisar buscar conhecimento com frequência. Por isso, ser autodidata é uma virtude importante. 

Raciocínio lógico para resolver problemas

Basicamente, programar é resolver problemas. Poderíamos dizer que 80% do tempo de um programador é dedicado a resolver problemas. Por isso, quanto maior for sua capacidade de fazer isso de maneira lógica, mais o seu trabalho se tornará ágil e eficaz. Por tanto, para ser um programador, treine o raciocínio lógico e se apaixone por encontrar soluções.