Quanto tempo leva para eu me tornar um programador profissional?

0
programador profissional

Quem quer iniciar uma carreira precisa ter paciência para aprender e especialmente adquirir experiência na área. Mas nem todas as áreas exigem uma formação de longa duração antes de iniciar as atividades. É o caso da tecnologia. Para programar, você não precisa, necessariamente, terminar uma faculdade. Muito pelo contrário: com um curso livre você já pode aprender linguagens básicas e começar na profissão.

Possibilidades de aprendizado

Existem cursos de programação de vários tipos e duração. Há a possibilidade de fazer um curso técnico e até mesmo graduação. Nesses casos, é comum que a formação dure de 3 a 5 anos, dependendo da grade acadêmica oferecida pela instituição de ensino. Mas existem também opções mais rápidas que oferecem a mesma qualidade de aprendizado. Cursos intensivos e na modalidade de ensino à distância são boas opções para quem tem pressa em iniciar as atividades. A Jornada de Formação em TI da Uniprogram, por exemplo, pode ser cursada na hora em que o aluno quiser e puder. Isso porque o curso é feito totalmente de forma online. Dependendo da dedicação do aluno, a formação pode ser finalizada em 4 meses.

Qual opção mais vale a pena?

Para responder a essa pergunta, avalie sua necessidade. Você precisa iniciar suas atividades profissionais o quanto antes? Está terminando o ensino médio e quer começar a se desenvolver profissionalmente? Precisa levantar um dinheiro extra com trabalho freela? Se a sua resposta for sim para uma ou mais dessas questões, avalie fazer um curso de curta duração. A experiência você adquire ao longo do desenvolvimento das atividades. É possível, também, fazer um curso rápido e depois investir em uma formação mais elaborada – e demorada.